Aulas de canto individuais e em grupo

  • canto iniciante e avançado (para todas as idades e níveis)
  • técnicas vocais diversas (popular, erudito, belting, difônico, dhrupad)
  • a serviço da expressividade, da estética e da comunicação com o público
  • anatomia e fisiologia da voz
  • postura, respiração, fonação, ressonância e  articulação
  • interpretação
  • improvisação vocal
  • prevenção dos distúrbios da voz

 

Por que cantar? Para que? O que? Com quem? Para quem? 

  • conhecendo a sua voz, o seu corpo, a sua emoção e como eles funcionam
  • entendendo o que a sua voz tem a ver com você, e com o que você sente
  • escolhendo o repertório: o que ele tem a ver com você, o quê você quer dizer, e para quem você quer dizer
  • entendendo o que significa interpretar e alcançando a riqueza de uma interpretação: a sua
  • entendendo a sua relação com os músicos, o palco, o público
  • o que é imprescindível saber sobre você e sobre música para poder cantar

 

Preparando o show

  • preparação emocional do cantor
  • o corpo e a voz no espaço cênico
  • repertório, orquestração, arranjos e roteiro
  • utilização de microfones e ajustes do som
  • mapa de palco, iluminação, cenário e figurino
  • divulgação na mídia, registro e pós-crítica
Formação musical de Isabella Paz

2008 –  Pós-graduação em “Musicoterapia”, Conservatório Brasileiro de Música do Rio de Janeiro.

2008 – 5th World Congress for Neuroheabilitation, Rede SARAH, set, Brasília.

2008 – Workshop de Poética Musical, com o compositor Magno Mello, GTR Instituto de Guitarra, Brasília.

2008 – Curso de improvisação jazzística, com Jerry Tolson e Ansyn Banks , Professores da Louisville University, no International Jazz Festival, Escola Americana, Brasília.

2008 – Improvisação e jazz, Escola Groove, São Paulo.

2007 – Jam Contact Improvisacio, Civic-barceloneta, Barcelona.

2007 – Interpretação vocal e corporal, com Paschoal Villaboim, Rio de Janeiro.

2007 – Introdução as formas musicais, com Maestro Ricardo Rocha, Rio de Janeiro.

2007 – Workshop “O Passo: método de educação musical”, com Lucas Ciavatta,  SESC Vila Mariana, maio, São Paulo.

2007 – Workshop Internacional “A descoberta do canto difônico ao redor do mundo”, com Tran Quang Hai, Etnomusicólogo do Musée de l’homme de Paris,  EKI Estação Musicoterapia, Colégio Santo Américo, março/abril, São Paulo.

2007 – Palestra “A música em rituais fetichistas no Brasil”, PhD Álvaro Carlini, Prof. Adjunto do Dep. Artes Universidade Federal do Paraná, EKI, São Paulo.

2007 – Palestra “A escuta musical na história”, PhD Yara Caznok, Prof. Instituto de Artes UNESP, EKI, São Paulo.

2007 – Improvisação e jazz. Escola Groove, São Paulo.

2006 – Improvisação e jazz, Escola Groove, São Paulo.

2006 – Oficina sobre os cantos indígenas dos Nampag e o berimbau de boca, com pajés peruanos da tribo Nampag, Lima, Peru.

2006 – Seminário “Música brasileira em debate”, Câmara dos Deputados, Comissão de Educação e Cultura, Palácio do Congresso Nacional, Anexo II, Ala C (30 e 31 de maio de 2006).

2005 – Flamenco, Prof. Davi, Sevilla, Espanha.

2005 – Interpretação musical, com David Tygel, Rio de Janeiro.

2005 – Harmonia e improvisação, com Sérgio Brandão (formado em Boston, USA), Rio de Janeiro.

2005 – Harmonia e improvisação, com Marcos Nimrichter, Rio de Janeiro.

2005 – Canto Aberto, com Alba Lirio, Centro de Arte e Cultua, Rio de Janeiro.

2004 – Percepção corporal e movimentação em palco, com Elizabeth Maia (dançarina e fisioterapeuta), Rio de Janeiro.

2004 – Interpretação, com Maria Lucia Veiga (diretora teatral), Rio de Janeiro.

2004 – Interpretação, com Gamela (violonista), Brasília.

2004 – Canto difônico e canto dhrupad, com Thomas Clements (musicoterapeuta formado em Strasbourg, especialista em canto difonico e canto dhrupad da India), Rio de Janeiro.

2004 – Canto, com Marconi Araujo (maestro, regente, formado pela Universidade de Brasilia), Brasilia.

2004 – Canto, workshop com Alba Lirio (cantora, terapeuta musical, coordenadora da San Francisco Vox Mundi School of the Voice no Brasil), Brasilia.

2003 – Encontro de coros, Escola de Música de Brasília.

2003 – Canto, com Ariadna Moreira (cantora lírica, formada pela Universidade de Brasília, doutora em canto-EUA), Brasília.

2003 – Orientaçao para movimentação e atuação em palco, com Hugo Rodas (diretor teatral), Brasília.

2002 – Contato e improvisação, com Elizabeth Maia, Rio de Janeiro.

2002 – Canto, com Ariadna Moreira, Brasília.

2002 – Contato e improvisação, com Elizabeth Maia, Espaço Reichiano, Brasília.

2001 –  Voz terapia –aula aberta com Sônia Prazeres  (musicoterapeuta graduada pela London School for Voice and Movement Therapy), Brasília.

2001 – Projeto e realização de documentários, com Belkis Vega (cineasta, Cuba), Curso de extensão, Universidade de Brasília.

2001 – Cinema, com Sérgio Moriconi (cineasta e jornalista), Centro Cultural Renato Russo 508 sul, Brasília.

2001 – Gravação de Cds, com Rodolfo Stroeter (produtor musical, músico), e Interpretação e Análise da MPB, com Guinga (músico, compositor), 23o Curso Internacional de Verão da Escola de Música de Brasília.

2000 – Aperfeiçoamento vocal e prevenção a distúrbios vocais, com Valéria Dias Duarte (fonoaudióloga), Brasília.

1999 – Conscientização do movimento, com Angel Vianna (coreógrafa, dançarina), Funarte, Brasília.

1999 – Canto e harmonia, com Bartira Bilego e Ian Guest, 21 Curso Internacional de Verão da Escola de Música de Brasília.

1998 – Jazz, workshop com Winton Marsalis (músico, EUA), UniRio, Rio de Janeiro.

1997 – Improvisação e jazz, Escola Groove, São Paulo.

1994 – Pintura, com Lourenço de Bem (artista plastico), Brasília.

1994 – Improvisação e jazz, Escola Groove, São Paulo.

1993 – Improvisação e jazz, Escola Groove, São Paulo.

1993 – Canto, com Giselda Guerra (cantora lírica), Brasília.

1992 – Canto, com Carlos Vial (cantor lírico), São Paulo.

1992 – Violão, harmonia e prática de conjunto, Universidade Livre de Música, São Paulo.

1992 – Seminário “Cultura: os últimos tempos”, Núcleo de Estudos em Política e Sociedade, São Paulo.

1988 – Canto, improvisação e harmonia, com Martha Herr, Paulo Dorfmann e Ian Guest, 13o Curso Internacional de Verão da Escola de Música de Brasília.

1988 – “Primeiro Seminário sobre Educação Musical da Escola de Música de Brasília”.

1987/1991 – Canto, com Giselda Guerra, Brasília.

1987 – “Som e Movimento”, Curso de extensão, Universidade de Brasília.

1986 – “Interpretação e Improvisação Teatral”, Teatro Nacional Cláudio Santoro, Brasília.

1986 – “Expressão vocal e corporal”, Universidade de Brasília.

1986 – “História cultural dos meios de comunicação de massa”, com a produção do video: “Música em Brasília nos dias de hoje: 1986”, Universidade de Brasília.

1983 – Canto, com Ana Maria Martins (cantora lírica), Brasília.

1980 – 5o Curso Internacional de Verão da Escola de Música de Brasília.

1974 a 1981 – Escola de Música de Brasília (violino, piano, flauta transversal, coro).

Atuação como docente

2010-2015 – Professora particular de canto, Brasília.

2009 – Professora da disciplina “Musicoterapia aplicada ao canto”, do 31o Curso Internacional de Verão da Escola de Música de Brasília.

2008/2009 – Professora particular de canto, Brasília.

2008 – Curso intensivo de “Improvisação vocal”, nível avançado, GTR Instituto de Guitarra Sudoeste, Brasília. (25 a 29 fevereiro)

2008 – Curso intensivo de “Técnica vocal”  nível avançado, GTR Instituto de Guitarra Sudoeste, Brasília. (18 a 22 fevereiro)

2008 – Curso intensivo de “Interpretação para cantores”, níveis iniciante e avançado, GTR Instituto de Guitarra Sudoeste, Brasília. (16 e 23 fevereiro)

2008 – Curso de “Interpretação para cantores”, GTR Instituto de Guitarra Sudoeste, Brasília. (2,3,4 janeiro)

2007 – Oficina com Thomas Clements, Co-assistente, Habaluc Center, Barcelona, Espanha.

2006/2007 – Professora particular canto, Rio de Janeiro e São Paulo.

2006 – Palestra e oficina: Os diversos caminhos da voz, Isabella Paz e Thomas Clements, Centro Benenzon de Musicoterapia e UniFMU,  São Paulo.

2006 –  Oficina com Thomas Clements, com crianças autistas, Lima, Peru.

2006 – Participação em oficina de voz de Thomas Clements, como co-assistente, Lima, Peru.

2006 – Oficina com Daniela Rodrigues, Voz e Piano, GTR instituto de Guitarra, Brasília.

2006 – Professora da disciplina “Canto Popular” do 27 Curso Internacional de Verão da Escola de Música de Brasília, ao lado de Fátima Guedes.

2005 – Curso: Improvisación Vocal, com Thomas Clements, Fundación Argos, Madrid, Espanha.

2005 – Curso: La voz rítmica, com Thomas Clements, Centro Zyan, L’Hospitalet, Barcelona, Espanha.

2005 – Curso: Improvisación Vocal, com Thomas Clements, Centro Aurora, Gava, Barcelona, Espanha.

2005 – Curso: Técnica vocal, com Thomas Clements, Centro Aurora, Gava, Barcelona, Espanha.

2005 – Oficina: Improvisação; voz e corpo, com Thomas Clements, Centro deTeatro do Oprimido, Rio de Janeiro.

2005 – Preparação vocal do grupo de Teatro “Pirei na cena”, Centro de Teatro do Oprimido, Niterói, Rio de Janeiro.

2005 – Oficina: Técnica vocal, Centro de Teatro do Oprimido, Rio de Janeiro.

2005 – Oficina: Improvisação, Escola de Música Musimundi, Rio de Janeiro.

2005 – Professora da disciplina “Canto Popular” do 27 Curso Internacional de Verão da Escola de Música de Brasília, ao lado de Leny Andrade e tendo como assistente Thomas Clements (musicoterapeuta formado em Strasbourg, FR)

2004 – Professora de técnica vocal do coral “Todas as vozes”, voluntária do Projeto Pedagógico dirigido pelo professor Eduardo Sena, Escola Parque 210/211 sul.

2004-2009 – Professora particular de canto popular, Rio de Janeiro, São Paulo e Braseilia.

2004 – Professora particular de canto popular, Brasilia.

2003 – Oficina: História da Música Popular Brasileira, GTR Instituto de Guitarra, Brasília.

2003 – Oficina: Conhecendo sua própria voz: apurando os sentidos, GTR Instituto de Guitarra, Brasília.

2003 – Oficina: Conhecendo a voz dos outros: apurando os sentidos, GRT Instituto de Guitarra, Brasília.

2003 – Oficina: Técnica vocal: aprendendo a diagnosticar problemas e a solucioná-los, GRT Instituto de Guitarra, Brasília.

2003 – Oficina: Improvisação vocal e instrumental, GRT Instituto de Guitarra, Brasília.

2003 – Oficina: A formação do cantor: o quê dominar, GRT Instituto de Guitarra, Brasília.

2003 – Oficina: Como preparar um show: da idéia à realização, GRT Instituto de Guitarra, Brasília.

2003 – Oficina: Como gravar um disco: da idéia à distribuição, GRT Instituto de Guitarra, Brasília.

2003 – Oficinas de canto popular na Escola GTR Instituto de Guitarra, Brasília.

2003 – Professora de canto popular da Escola GTR Instituto de Guitarra, Brasília.

2003 – Professora da disciplina “Canto Popular”, 25o Curso Internacional de Verão da Escola de Música de Brasília.

2002 – Professora da disciplina “Canto Popular”, 24o Curso Internacional de Verão da Escola de Música de Brasília.

1994 a 2004 – Professora particular de “Canto Popular”, Brasîlia.

“Estudo canto  lírico há quatro anos e tive aulas com diversos professores inclusive da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, mas foi com a Professora Isabella Paz que aprendi técnicas vocais, posturais e conhecimentos da fisiologia do canto que me auxiliaram de maneira eficaz a obter um bom desempenho. Hoje canto com muito mais segurança.”

Maria Emília SantAnna Moraes e Sousa

RJ

“A Isabella desde que conheci já pôde mostrar seu lado humano, amiga, sua criatividade, talento e com tudo isso me ensinou e mostrou técnicas e percepções corporais e vocais, atuação, emoção, mostrando que tudo está ligado numa só coisa porque se desmembrarmos tudo, não existe a verdadeira música, ela fica sem energia, sem luz… Obrigada Isabella por tudo que faz e continua fazendo!!!”

Carolina Kimie

SP

“Muito boa a aula, me senti redescobrindo não só a voz, mas a diversidade da cultura brasileira.”

Cláudia Santos

RJ

“Excelente professora de canto e firme naquilo que diz, sabe com domínio sobre o instrumento, no caso a voz. Só tenho que elogiar e espero que ela volte no ano que vem.”

Lanna Peres

DF

“A Isabella, com sua qualidade técnica, simplicidade e simpatia, demonstrou uma grande habilidade de conduzir as aulas e uma tremenda didática. É aguda, precisa e delicada para corrigir nossos erros.”

Fátima Zaupa

DF

“Achei válidos e positivos todos os retornos que recebi dela. Foi a única professora que me ouviu e me tratou como um ser que tem alma e sensibilidade.”

Paula Nunes

cantora e compositora, DF

“Ficou clara a necessidade de se conhecer anatomia e funcionamento do órgão fonador.  A Isabella Paz explicou muito bem sobre vários assuntos: fonação, ressonância, história da MPB, equalização do microfone, expressão corporal e interpretação. Isabella mostra-se profunda conhecedora quando o assunto é cantar.”

Norberto Noleto

DF

“A improvisação é também escutar, escutar o ritmo da respiração, as outras pessoas e deixar o som vir à boca. Amei a aula”.

Monique Pinto

RJ

“Foi muito boa essa dimensão interior da música. O momento do improviso foi sensacional, pois não estavamos presos a nada, pudemos criar.”

Flavio Sanctum

RJ

“Houve momentos em que transcendemos por conta do improviso que nasce da intuição. Tudo foi um grande aprendizado. O processo inicial do aquecimento é realmente importante. Aprendi mais sobre meu corpo e como poderei usar melhor meu instrumento: a voz, os graves e os agudos, com utilização saudável das pregas vocais.”

Wellington Calvalcanti

RJ

“Às vezes achamos que estamos próximos da perfeição vocal e quando nos deparamos com uma aula com este teor, percebemos que temos muito a aprender e eu quero muito aprender”.

Claudio Simons

RJ

“Participei de um workshop com Isabella Paz e Thomas Clements no Centro Benenzon. Fiquei encantada com o modo com que Isabella aborda o canto e com a propriedade com que fala sobre o assunto”.

Denise Smith

SP

“As aulas com Isabella são verdadeiros momentos de auto-conhecimento. Isabella trabalha o artista, não só o cantor!”

Virna Smith

DF

“Depois que eu conheci a cantora e professora Isabella Paz, a minha vontade é de crescer a cada dia mais como cantora. Ela abriu meus horizontes, fez com que eu buscasse crescer com o potencial que eu tenho. Ela sempre tem palavras de motivação quando nos deparamos com alguma dificuldade, ela sempre faz aquilo que é uma barreira virar uma ponte até aonde queremos chegar. As aulas fazem bem para voz, para o corpo e para a mente. As técnicas ficam bem internalizadas. Ela tem uma forma toda especial de lidar com os alunos, deixando-os bem `a vontade. Quem começa a fazer a aula tímido, termina cantando, dançando, tomando conta do espaço e com segurança. Tive o privilégio de fazer dois cursos de verão nos quais ela deu aula, e posso dizer que depois de todas as aulas que tive nunca mais fui a mesma cantora. Passei a ter mais sensibilidade, a me cuidar mais, a tirar os exageros e hoje sou uma cantora bem segura.”

Francyelle Carla

GO

“Para mim, o maior mérito dos nossos encontros é a possibilidade de exercitar a sensibilidade e a técnica em conjunto, dando espaço para que surja a criatividade. O ambiente descontraído, os exercícios com o corpo, a troca com o grupo – tudo é extremamente enriquecedor. Tenho experimentado emocionar-me na música, com a música e, através dessa experiência, tenho aprendido como posso me expressar, compartilhar os meus próprios sentimentos enquanto eu canto.”

Luisa Franco

DF

“As aulas que tenho com a Isabella sempre trazem alguma novidade em técnica vocal e interpretação. Novidades que ampliam minha consciência e capacidade para cantar!”

Izabella Rocha

cantora, DF

“Suas aulas tiveram pra mim uma particularidade: o foco na emoção, no prazer, sem deixar de lado a técnica. Os exercícios corporais, a dança, a busca da melhor expressão a partir do que está vindo do coração, tudo isso sempre fez com que a aula me mobilizasse internamente, com resultados imediatos em termos de bem-estar.”

Aloísio Cesar

DF

“A música como era vivenciada ali possuía relevante ação terapêutica, pois além de ser participativa, era nitidamente livre e caminhava pelo modalismo, muitas vezes atonal e em círculos, levando os participantes a um estado total de entrega ou poderíamos dizer: em transe?!”

Daniel Mello

músico, DF

“Eu estava em depressão. Com as aulas comecei a me sentir melhor, mais animada e comecei a me soltar, principalmente nas aulas em grupo, onde a gente aprendia a fazer improvisações, relaxamento, respiração e contato corporal. Encontrei no canto uma válvula de escape para a minha depressão.”

Maria Fernanda

DF

“Aulas da Isabella Paz foram dinamicas e muito lucrativas, com exercícios de técnica vocal muito interessantes e também com a visita ao laboratório de anatomia para conhecermos a laringe. Sem falar naquela super apostila que ela ofereceu para os alunos. Ótima profissional, desejo muito sucesso.”

Akotirene Matos

DF

“A aula mistura terapia com técnica vocal, aprendemos muito sobre o universo musical, não só sobre o canto.”

Juvellinas

DF

“Fantástico! Melhorou nossa relação do grupo, foi super agradavel. Isabella é carinhosa e gentil. Amei!”

Juvellinas

DF

“4 aulas: mil aprendizados, novo olhar, mais consciência vocal, muita ousadia, observar o outro e a si mesmo.”

Juvelinas

DF

“Foi uma crescente em minha auto-percepção e na percepção do grupo. As minucias antes despercebidas se tornaram conscientes.”

Kika (Juvelinas)

DF

“Cantar é uma coisa, ensinar a cantar é outra. A maior parte dos cantores talentosos não sabem – ou não querem! – passar adiante o ‘pulo do gato’: a técnica e a desenvoltura que diferem o amador do verdadeiro intérprete. Pois bem, Isabella faz isso. E faz de forma generosa e apaixonada. Adorei as aulas que fiz com ela.”

Angela Brandão

cantora e compositora, DF

“Isabella aborda o canto de maneira didática, fazendo uma breve explanação sobre a história da musica brasileira, com aprofundamento da técnica vocal e fisiologia da voz. Ela consegue tornar o aluno capaz de encontrar sua personalidade vocal, incentivando a expressão artística do sentimento musical inerente em cada um de nós.”

Paula Nunes

cantora e compositora

“Mostrou dedicação total e se entregou ao curso de coração, além de ter se mostrado uma pessoa fantástica, atenciosa, companheira e amiga, além de ótima musicista. Foi uma verdadeira mestra.”

Thiago Jarjour

DF

“Isabella possui grande conhecimento não só de canto, mas de música e interpretação em geral. Ótimo método para transmitir o conhecimento.”

Luiz Augusto dos Santos

DF

“Percebi novas possibilidades corporais, jogos de integração bem legais, aula dinâmica, bem dirigida, pontuada por interesse sincero que todos melhorem e descubram o som da voz. Excelente!”

Claudete Felix

RJ

“Ótima professora. Sabe muito de música. Consegue passar bem as técnicas do canto. Que volte sempre.”

Vanessa Pinheiro

cantora e compositora, DF

“Muito boa a aula. Trouxe informações técnicas sobre o corpo que puderam ser experimentadas na prática, informações simples e fáceis de assimilar, que já passarei a utilizar”.

Olivar Bendelak

RJ

“Achei muito interessante todos os sons que posso fazer com o corpo. Teoria interessante, muito boas as comparações com o balão, ondas na água, etc. Adorei o jogo com o bambu, aquecimento de corpo muito bom.”

Rebecca Benz

RJ

“A minha alma está mais elevada depois dessa aula.”

Carmen Silvia Ribeiro

RJ

“Eu achei maravilhosa porque eu aprendi muito e em muitos momentos ouvi a minha voz, como sempre queria. Agora estou mais calmo porque sei que tenho chances de cantar afinado.”

Aluisio Gonçalves

RJ

“Serviu para confirmar mais ainda que é impossível improvisar sem ouvir o outro. E o sentimento é a palavra chave para o improviso.”

Álvaro Costa

RJ

“Cantar com a Isabella Paz me trouxe um envolvimento ainda maior com a música. Quando procurei a Isabella, tinha apenas 18 anos e foi a minha primeira professora de canto popular, tive 3 aulas e já me apresentei na casa dela em um sarau. Senti confiança por parte dela! A Bella sempre me apoiou e por isso a vejo como uma amiga que me ensina e não como uma professora distante. Suas aulas são orgânicas, viscerais… fazem com que as pessoas sintam sua voz de fato, entendendo que cada um tem um instrumento diferente e que todos são especias.”

Luisa Brandt

SP

“Um dos exercícios mais interessantes era o improviso: fazíamos um círculo e a partir de uma “batida” ou um ritmo qualquer tínhamos que criar e cantar uma frase musical sem letra, só com o som. Cada um fazia uma frase, que era complementada pelo seguinte. Na primeira vez eu simplesmente travei. Só ouvir, sentir e produzir? No início uma autocrítica muito forte me fez produzir resultados tímidos. Com incentivo e com o apoio do grupo, fui me tornando capaz de ousar um pouco mais. Com o tempo, esse se tornou o meu momento preferido: onde eu me permitia deixar fluir e sentia enorme prazer. Experimentei com isso um aumento de auto-estima e a percepção de maior necessidade de aceitação de mim por mim mesma.”

Luisa Franco

DF

“A Isabella é uma professora repleta de ferramentas. Seu conhecimento de técnica vocal, teoria musical e improvisação permeiam as atividades do curso, em que os alunos aprendem a usar a voz com maior propriedade e musicalidade, de uma maneira livre e criativa.”

Ilana Volcov

cantora, SP

“Minha formação musical começou de modo autodidata quando aos 14 anos ganhei um violão e então comecei a  “procurar” os acordes das muitas músicas que habitavam minha casa. Depois estudei na Escola de Música durante alguns anos e tive aulas de contrabaixo e canto lírico. Logicamente todos os professores sempre tem algo a acrescentar à nossa percepção musical.  No entanto, este ano tive uma grande surpresa, quando tive aulas com a cantora Isabella Paz, que através de suas aulas pouco tradicionais me mostrou novas nuances da música, principalmente a importância de valorizar as palavras e o desenvolvimento do improviso na arte de cantar. As suas aulas ampliaram os meus horizontes musicais.”

Daniel Bezerra

músico, DF

“A aula da Isabella me transformou em outra pessoa. Me deu mais definição de nota na melodia, melhorou minha compreensão do grupo, expandiu a minha criatividade, aprendi que o sentido da letra pode mudar se você mudar o fraseado. Ela também dá aula com atividades não diretamente ligadas ao cantar: é a melhor aula de canto que eu já tive.”

João Gollo

DF

“Logo na primeira aula com Isabella Paz percebi que não seria aquela aula convencional com solfejos incessantes e cansativos. Aprendi e entendi que a música é muito mais do que notas e ritmos: ela é acima de tudo sensação, sentimento. A produção do som não é uma coisa só da voz ou da garganta, ela envolve o corpo todo em um processo de sensibilização e percepção. As aulas da Isabella me ajudaram a perceber certas tensões que tenho na região do pescoço que às vezes me impedem de cantar com precisão. Além disso, notei que é preciso encarar a voz como um verdadeiro instrumento musical, necessitando de treino diário e certos cuidados. Está sendo muito gratificante e surpreendente descobrir todas essas coisas com o auxílio desta profissional da voz. Um dia chego lá!”

Felipe Lacerda

DF

“Naquela época eu estava em um período de depressão, que já durava anos sem diagnóstico. As aulas me mantiveram ligado à vida. O simples fato de estarmos juntos, fazendo arte, criou uma fresta de cor vívida numa existência que, à época, me parecia uniformemente cinza. Durante o trabalho aprendi técnicas de respiração que uso até hoje diariamente. Elas têm para mim um efeito estabilizador sobre meu estado de espírito muito melhor que as medicações receitadas pelos psiquiatras (que aliás, me arrependo de ter tomado). Outra coisa preciosa e terapêutica que aprendi com você foi a ouvir, mas ouvir efetivamente. Eu não conseguia ouvir uma canção sem cantarolar junto. Isso abriu para mim as portas da meditação. A partir daí eu comecei a perceber o efeito poderoso de se limpar a mente do constante ruído interior e a ouvir as outras pessoas de modo mais atento e, portanto, mais eficaz.”

Antonio Gonçalves

DF

“Gostei muito porque fizemos desde a teoria e a técnica vocal até exercícios de relaxamento corporal…. Recebemos uma apostila da Isabella que nos esclareceu muito também sobre nossas dúvidas.”

Valeria Vargas

DF

“Isabella trabalha com a intensidade e a energia do grupo na hora de cantar, em termos de presença física, vocal e rítmica.”

Juvelinas

DF

“A Isabella nos fez ouvir mais, dar unidadde e pulso ao nosso grupo.”

Juvelinas

DF

“Aprender a cantar para favorecer a todas nós. Com energia, segurança, sentimento.”

Juvelinas

DF

Translate »